Michael Cretu

Perfil:

Michael Cretu nasceu em 18 de maio de 1957 em Bucareste, exatamente cinco anos antes de Sandra, e é filho de um pai romeno e mãe austríaca. Seu tio, o violinista romeno e ex-diretor da Filarmônica de Bucareste, Ion Voicu, disse aos pais de Michael que ele tinha talento na música e, assim, ele estudou música clássica na Liceu Nr. 2 em Bucareste, em 1965 e em Paris, França, em 1968. Mais tarde, frequentou a Academia de Música de Frankfurt, na Alemanha, de 1975 a 1978, atingindo sua formação na música. Cretu passou a ser tecladista para o produtor Frank Farian.

Na década de 1980, Cretu assumiu a produção para o quarteto pop Hubert Kah e começou a escrever canções com o líder da banda Hubert Kemmler, alcançando um número de acertos. Entre seus outros trabalhos, Cretu também foi um dos produtores do álbum Islands de Mike Oldfield (1987) e o produtor do álbum A Diferent Story
(World of Lust and Crime), de Peter Schilling (1989).

Em 1992, Cretu trabalhou com Peter Cornelius em Return to Innocence, para as gravações dos riffs de guitarra.

Para o terceiro álbum do Enigma, Cretu uniu-se com Jens Gad em Le Roi Est Mort, Vive Le Roi! e lançou, em 1999, um novo projeto de trance Trance Atlântico Airwaves e do álbum The Energy of Sound.

Em meados dos anos 80, Cretu foi produtor e tecladista do Moti Special ("Cold Days, Hot Nights").

Ele é dono da A.R.T. Studios em Ibiza antes de se mudar para uma nova mansão nas colinas em Ibiza. Sua nova casa, perto de Sant Antoni de Portmany, na costa ocidental de Ibiza, é uma mansão de estilo marroquino, que foi projetado e construído por Bernd Steber e Gunter Wagner em mais de nove anos. Ele também possui um estúdio novo state-of-the-art de gravação. O Supremo Tribunal espanhol considerou a casa ter sido construída ilegalmente e em violação de normas ambientais espanhóis que levaram à vila de €18.000.000 a ser destruída em Maio de 2009.

As mais lidas